quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Liberação do Resultado do Vestibular UECE - 2013.1

        A Universidade Estadual do Ceará (UECE) liberou no final da tarde de ontem, 29 de janeiro, o resultado final do Processo Seletivo 2013/1, que ofereceu 2.205 vagas, sendo 1.250 para os cursos em Fortaleza e 955 para as seis unidades do interior.

Veja os convocados

       Em 2 de dezembro aconteceu a 1ª fase, composta por 60 questões de múltipla escolha sobre as matérias do Ensino Médio. Já a 2ª etapa foi nos dias 16 e 17 seguintes, constituída por uma redação e três provas específicas ao curso escolhido, cada uma com 20 perguntas objetivas.
Todos os exames acontecem nas cidades de Fortaleza, Itapipoca, Limoeiro, Crateús, Iguatu, Quixadá e Tauá. Dos 29.682 inscritos, 7.878 se classificaram para a segunda fase. Destes, 7.094 estão na listagem com os classificados e classificáveis.

O início das aulas será em 25 de fevereiro. Mais detalhes podem ser conferidos no Manual do Candidato, pelos telefones (85) 3101-9710 / 9711 ou na sede da Comissão Executiva do Vestibular (CEV).

http://vestibular.brasilescola.com/noticias/resultado-final-vestibular-2013-1-uece-esta-disponivel/321960.html

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resultado Individual do Vestibular da UECE - 2013.1


                                                                Vestibular 2013.1

Uece Fachada
                                    http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20131  
 • Consulta Individual

 
fonte:  http://www.uece.br/cev/index.php/vestibular-20131

_______________________________________________________________________________ Curso Pré-Vestibular UeceVest
                As matrículas para o curso  da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram prorrogadas até 31 de janeiro de 2013.

Os interessados podem dirigir-se à secretaria do Cursinho, que funciona no Campus do Itaperi, no horário das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17 horas.

Fonte / informações: www.uece.br/uecevest ou pelo telefone 3101.9658

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

REGRAS DA INSCRIÇÃO DO PROUNI - 2013

       Lembramos que todo o processo ocorre exclusivamente no site oficial do Prouni, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.
      As inscrições do Prouni 2013 poderão ser realizadas entre os dias 17 e 21 de janeiro. O resultado é divulgado em duas chamadas. A primeira será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 08 de fevereiro.

     Só podem participar da seleção os estudantes que se enquadrem nos requisitos do Prouni. Além dos requisitos, para concorrer às bolsas integrais e parciais no Prouni 2013 é necessário ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012.

     Lembramos que todo o processe ocorre exclusivamente no site oficial do Prouni, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.


O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 com o objetivo de conceder bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de instituições privadas de educação superior. O público alvo do Programa são estudantes concluintes do ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.
Para concorrer às bolsas ofertadas e participar do processo seletivo é necessário que se faça o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Portanto, só poderão se inscrever no PROUNI 2013 estudantes que tenham participado do ENEM 2012 e obtido nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas.  Participantes que tiraram zero na redação do Exame também não terão o direito de participar da seleção.


Parabéns!!

Aluno da EEEP Icaro Moreira é aprovado na UFC e faz mil pontos na redação

Aluno da EEEP Icaro Moreira é aprovado na UFC e faz mil pontos na redação O aluno Edson Rodrigues da Silva, do 3° ano de Segurança do Trabalho, da Escola Estadual de Educação Profissional Icaro de Sousa Moreira, em Fortaleza, foi aprovado para o curso de Geologia na Universidade Federal do Ceará. Conforme os gestores escolares, o estudante alcançou 1000 pontos na redação. A unidade de ensino parabeniza Edson Rodrigues pela conquista.

Fonte: http://www.seduc.ce.gov.br



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MEC - SISU

        O Ministério da Educação (MEC) recorreu na tarde desta quinta-feira (10) da decisão liminar da Justiça Federal em Bagé, no Rio Grande do Sul, que determina a suspensão do prazo de encerramento das inscrições e divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O recurso foi protocolado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região pela Advocacia-Geral da União (AGU).
A decisão liminar foi dada pelo juiz federal Gustavo Cignachi. Ele suspendeu os prazos ao acolher ação de uma estudante e determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conceda à estudante vista ao espelho de correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, além de permitir apresentação de recurso contra a nota obtida. A decisão suspende os prazos até que o Inep julgue definitivamente os recursos da autora da ação. 

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=352397&modulo=964

Sisu: Escolas estaduais abrem laboratórios de informática para inscrição de alunos

 Foram inscritos 92 mil alunos da rede pública estadual no Enem em 2012 segundo a SEDUC - Secretária de Educação.
os Laboratório Educacionais de Informática (L.E.I) Estão garantindo e apoiando seus alunos nas inscrições para verificarem suas notas e possibilidades de conseguirem vagas nas instituições de ensino sejam no SISU (Seleção Unificada), PROUNI(Programa Universidade para Todos) ou FIES (Financiamento Estudantil).   Apoiando os coordenadores dos laboratórios, professores e gestores escolares os estão mobilizados para apoiar e orientar os jovens nesse processo. As inscrições desta primeira etapa serão encerradas às 23h59min do dia 11 próximo, horário de Brasília.189010Enem

Antes da abertura do Sisu, a Seduc disponibilizou aos estudantes das escolas estaduais no período de 15 a 28 de dezembro de 2012, através do portal: rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br, um simulador deste Sistema de Seleção. O objetivo da ferramenta foi propiciar um exercício de utilização do sistema nos moldes do programa nacional e, assim, preparar melhor os jovens e os profissionais. Conforme a secretária Izolda Cela, o dinamismo do Sisu, que permite alterações após a atualização da nota de corte, exige do aluno atenção e atitude para refazer escolhas e buscar alternativas compatíveis com sua média. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da gestão estadual destinadas a incentivar a participação no Enem e a elevar o nível de acesso ao ensino superior dos estudantes das escolas públicas cearenses. Trata-se do Programa "Enem Chego Junto, Chego Bem" que conta com a participação ativa dos gestores escolares e de suas equipes. Com 92 mil inscrições, a Seduc superou em mais de 7 mil o número de inscritos de 2011. O crescimento é resultado do esforço dos profissionais.
Leia +

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cursos

Curso Pré-Universitário

       Realizado pelo Colégio Municipal Filgueiras Lima, no bairro Jardim América. As provas, de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), História e Geografia, foram feitas das 8 horas às 11 horas.

        O Curso Pré-Vestibular do Colégio Filgueiras Lima está completando cinco anos e é destinado a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Eles não pagam qualquer mensalidade, só compram as duas apostilas ao preço de R$ 50,00. O objetivo é preparar os alunos para que consigam ser aprovados nos concursos das universidades públicas cearenses.

Inscrições

O curso é gratuito. O interessado deverá ter acesso regular à Internet e realizar sua matrícula por meio do site http://www.ead.sebrae.com.br. Para o aluno já cadastrado no site, basta selecionar a opção "Matricule-se", informar o login e a senha e escolher o curso. Além de um e-mail de confirmação da matrícula, o aluno receberá um aviso de início do curso. Quem ainda não for cadastrado em nosso site deverá acessar a opção "Matricule-se", selecionar o campo “Cadastre-se” e seguir as instruções. No decorrer do curso, você contará com o apoio e a orientação de um tutor experiente no assunto, que fará o acompanhamento de cada aluno, sanará dúvidas e estimulará a discussão de temas importantes para o empreendedor. Durante o curso, você também terá a oportunidade de interagir com os outros participantes.

http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/cursos/curso.asp?id=80


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni)

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Dependendo da verificação de pontuação aceita no processo de cada universidade cada uma delas possuem regras, de aceitação de notas. Veja no site: http://sisu.mec.gov.br/cursos
























  
 fonte:
http://vestibular.brasilescola.com/enem/como-calcular-media-enem.htm  

            A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda.

Gabarito oficial do Enem 2012 - http://vestibular.brasilescola.com/enem/gabarito-oficial-enem-2012.htm
Sisu/2013 - http://vestibular.brasilescola.com/enem/edicao-2013-1-sisu-disponibilizara-quase-130-mil-vagas/321583.html
Comentário da Prova de redação 
http://vestibular.brasilescola.com/enem/comentario-redacao-enem-2012.htm

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sisu 2013

 Quem pode participar ?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2013, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obteve nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012. Número de inscrição e senha de outras edições do exame não são aceitos.
 
 
O que é o Sisu?
 
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
 
Cronograma
  • 07/01 a 11/01
    Período de inscrições
  • 14/01
    Resultado da 1ª chamada
  • 18/01 a 22/01
    Matrícula da 1ª chamada
  • 28/01
    Resultado da 2ª chamada
  • 28/01 a 08/02
    Prazo para participar da Lista de Espera
  • 01/02 a 05/02
    Matrícula da 2ª chamada
  • 18/02
    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

http://sisu.mec.gov.br/

“Entenda a sua nota do Enem” contém 38 páginas e está disponível para download no link abaixo:

Baixe aqui o guia Entenda a sua nota do Enem
No manual, o participante do Enem pode conhecer a Teoria de Resposta ao Item (TRI), complexo método utilizar para determinar o valor de cada resposta dada pelo estudante. Na prova objetiva do Enem a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova realizada.

fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/mec-aumenta-pontuacao-necessaria-no-enem-para-se-inscrever-no/321604.html

 


MEC aumenta pontuação necessária no Enem para se inscrever no ProUni * Média exigida para participação no programa de bolsas de estudos, passou de 400 para 450 pontos.

Enem 2012 que conseguiram, pelo menos, 450 pontos na média das cinco provas, sem que a redação tenha sido zerada. Até o ano passado a média exigida era de 400 pontos. Para calcular a média, basta somar as notas das cinco provas do Enem e dividir o resultado por cinco.
O ProUni continua exclusivo para quem estudou todo o ensino médio na rede pública e/ou colégio particular na condição de bolsista integral, pessoas deficientes ou professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição pública.
As bolsas integrais serão concedidas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017) e as bolsas parciais de 50% serão exclusivas para candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034). Lembrando que o salário mínimo passou de R$ 622 para R$ 678. Somente os professores não precisam comprovar renda.

 saiba +  http://vestibular.brasilescola.com/enem/mec-aumenta-pontuacao-necessaria-no-enem-para-se-inscrever-no/321604.html